Cevada
A cevada é conhecida sobretudo sob a forma de cerveja, há até quem brinque que vai beber uma cevadinha, que é muito saudável.
No passado, foi um alimento base em muitas culturas espalhadas pelo mundo.
Segundo a medicina oriental a cevada beneficia o fígado e a vesícula, ajuda a dissolver gordura e proteína animal, consequentemente dissolve quistos, cálculos ajuda a emagrecer.
A cevada é rica em selénio, magnésio, manganês, cobre e tiamina – favorece a aprendizagem e o desenvolvimento neuronal.
As suas fibras estimulam o funcionamento do intestino, melhorando a absorção de nutrientes - prevê doenças do trato intestinal; tem propriedades diuréticas, melhora a oxigenação das células, estimula a circulação e acelera o metabolismo.
A cevada também propriedades antioxidantes, ajuda no sistema imunológico e é uma aliada na manutenção da saúde dos ossos. “O iodo da cevada também está relacionado ao controle hormonal, já que essa substância age com as glândulas da tiróide”.
Beneficia a beleza - regenera as células da pele devolvendo a elasticidade e hidratação, contribuindo para uma pele saudavelmente bonita e jovem
contribui também para a saúde, crescimento e beleza de unhas e cabelos.
Fornece energia e combate os radicais livres. Fornece uma boa quantidade de fósforo ao organismo, o que ajuda a reforçar a estrutura celular e influencia na aparência saudável.
As propriedades da cevada
Selênio: tem ação antioxidante, ajuda a regular os hormônios da tiróide, auxilia na prevenção de cânceres e na saúde do sistema imunológico.
Magnésio: regula a absorção de minerais, auxilia na saúde de ossos e músculos. Também ajuda o corpo a produzir energia e a manter o ritmo cardíaco normal.
Cobre: auxilia a atividade celular, ajudando na produção de energia e proteção.
Cálcio: contribui para a saúde de ossos e dentes, construindo-os e mantendo-os fortes.
Manganês: também ajuda na formação do osso é um componente de enzimas que ajudam na regulação de colesterol, carboidratos e aminoácidos.
Fósforo: assim como o cálcio, o fósforo está diretamente ligado à saúde de dentes e ossos. Além disso, ajuda a manter o pH do corpo em nível regular.
Vitamina B1: a vitamina B1, ou tiamina, é uma das vitaminas do complexo B presentes na cevada. Esta vitamina tem propriedades essenci
ais para o bom funcionamento do coração, do sistema nervoso e dos músculos.
Vitamina K: tem grande papel na coagulação sanguínea e contribui para a saúde do esqueleto.
Como consumir a cevada
Acima de tudo deve ser consumida sob a fora de grão de cevada integral.
Pode ser cozida a acompanhar um prato, ou juntamente com arroz integral, risotos, saladas, em sopas e em estufados de vegetais e/ou feijões.
Se a tostar até alourar e ferver durante alguns minutos obtém chá de cevada, excelente para refrescar, para tratar o fígado e para perder peso.
Solúvel: a cevada solúvel pode ser consumida como o café, assumindo cor e gostos bastante semelhantes à bebida. Porém, o café de cevada não possui cafeína. Além disso, esta forma pode ser acrescentada em sopas e sucos para aumentar ainda mais os nutrientes dos pratos.
Chá: o chá de cevada é bastante popular em países da Ásia. Preparado a partir dos grãos macerados ou torrados, o chá pode ser tomado quente ou gelado.
Bom e Vitalizante Apetite
https://www.institutomacrobiotico.com/pt-pt/imp/artigos/alimentacao/cereais)
Comments