top of page

Creme de Arroz Demolhado








Este é um super creme super delicioso, super digestivo e super fácil de fazer.

Pode ser tomado como:

- Pequeno almoço;

- Sopa (com mais água e legumes misturados);

- Entrada (em forma de pudim (acompanhado com legumes);

- Sobremesa (com calda de fruta).

- Leite de arroz (veja aqui a receita)

 

Pode ter outros cereais misturados ou mesmo ser substituído o arroz por millet, por exemplo.

E tudo o mais que a nossa imaginação e critérios permitirem.

Porque se chama Creme de Arroz Demolhado?

Porque o arroz é demolhado no mínimo por 12 horas, moído e cozinhado em água e sal. Seria, falando a grosso modo, cozinhar farinha “demolhada”.

Normalmente eu bato o arroz no liquidificador, mas, de vez em quando, para recordar os meus tempos do Restaurante Satori, do professor Tomio Kikuchi, moo-o no moinho de cereais de que tanto vos falo e com o qual moo arroz integral para fazer massa de pizza, waffles, bolinhos de arroz e outras tantas receitas maravilhosas criadas pela mestra Bernadette Kikuchi.

É claro que ao bater o arroz no liquidificador vamos ter o fator menos bom, da interferência da energia elétrica no nosso organismo, tal como acontece com os fogões elétricos.

Ao moermos no moinho não só o creme fica mais Vitalizante, como nós nos Vitalizamos e exercitamos ao movimentar o moinho.

Mas há que ter a humildade de relativizar as coisas e ver o que nos é possível escolher em cada momento das nossas vidas e que é preferível comer um creme moído no liquidificador do que não comer creme nenhum.

Apesar deste creme ser mais yin do que um creme feito a partir duma papa de arroz que depois foi moída no liquidificador ou no passevite (em que a película é retirada e beneficia pessoas com problemas de digestão) ele é muito regenerador e por isso tento consumi-lo pelo menos 2 vezes por mês e alternando com outros cremes ou sopa de cereais que vos tenho apresentado como a papa de aveia de cozimento de 12 horas. (ver receita aqui)

Mas este creme e outros cremes de cereais, a meu ver, não dispensam um bom arroz integral cozido em que, entre outros benefícios, aplicamos o exercício da mastigação que é tão importante para o fortalecimento do nosso cérebro e dos nossos dentes.

Em relação aos temperos que ele pode levar, pudemos ao pequeno-almoço temperá-lo com shoyu ou vinagre de umeboshi (caldo de ume no Brasil).

Mas este tempero deve ser suave porque ele já foi cozinhado com sal e acima de tudo porque o ideal é que o creme fique ligeiramente temperado para que se possa sentir o doce, propriedade existente no cereal.

Não recomendo ao pequeno-almoço juntar a este creme elementos doces como geleia de arroz, frutas secas, etc pois que são muito yin, desvitalizantes. Se o desejar fazer, faça-o como sobremesa ou ao lanche.

Outra questão neste prato é e aproveitamos ou não a água de demolhar. Deixo ao vosso critério.

Passo a explicar: Para quem não sabe, o arroz, entre outros componentes contém arsénico e este, por sua vez, é usado em grandes doses, como agrotóxico.

Para algumas pessoas a quantidade de arsenico existente no arroz, se ele for biológico, é inofensiva, se não for biológico, torna-se tóxico. Para outras pessoas, ele é tóxico de qualquer maneira e por isso demolham sempre o arroz por 12 horas e deitam a água de demolhar fora. Por isso vos digo que fica ao vosso critério, àquilo que vos fará sentido, à vossa verdade.

Mas chega de conversa e vamos à receita:

Creme de arroz demolhado

200ml de arroz

1 litro de água

1 colher de chá de sal

Demolhar o arroz de molho em 400ml de água por 24horas. Bater bem o arroz no liquidificador. Enquanto isso o resto da água já está ao lume numa panela com o sal. Quando esta água ferver junta-se o arroz batido mexendo rapidamente para não criar caroços e mexe-se até que comece ferver.

Baixar o fogo, colocar uma chapa difusora sob a panela, Semi tampá-la (se fecharmos totalmente, ele pode transbordar) e deixar cozinhar no mínimo 1 hora. Quanto mais cozinhar mais digestivo se torna. Este creme é ideal como entrada, pequeno-almoço, para crianças e convalescentes.

Sopa de creme de arroz demolhado

1 receita de creme de arroz demolhado integral

Água quente qb até a sopa ficar com a consistência deejada

1 alho francês medio cortado em cubinhos de 4mm

100gr de nabo preto cortada em cubinhos de 4mm

100gr de batata doce aos cubos

Salsa, ou cebolinho

Óleo de sésamo ou outro


Legumes: Aquecer a panela, colocar 1 colher de sobremesa de óleo de sésamo e espalhá-lo. Colocar o alho francês deixando-o a arejar um pouco. Arrumar em camada e fazer uma camada de nabo e em seguida outra de batata doce Colocar e 1 pitada de sal.

Cozinhar em lume brando. Quando estiver 80% cozido mistura-se e tempera-se com um pouco de shoyu, e apura-se mais um pouco.

Juntam-se os legumes ao creme, deixa-se apurar mais um pouco e serve-se.

Servir com a erva aromática escolhida (opcional)


Bom e Vitalizante Apetite

Paula Perdigão

36 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page