top of page

Papa Imunizante de Aveia em Grão





Hoje vou vos apresentar uma receita fantástica, vou falar-vos da poderosa papa de aveia em grão que cozinha por 8 a 10 horas.

Nesta sociedade em que vivemos sempre em busca de soluções imediatas, é imprescindível acordarmos para a realidade, a necessidade de nos vacinarmos cotidianamente, todos os dias, a todo o momento.

Refiro-me a um estilo de vida Saudável Vitalizante cuja raiz, a meu ver é a alimentação Saudável, Vital que tanto falo nos meus posts.

Os cereais, sobretudo em grão, têm um grande potencial de nos ajudar a fortalecer a nossa imunidade. Os grãos germinam mesmo que tenham sido armazenados por muito tempo, já os flocos e a farinha para além de perderem já parte da sua vitalidade, oxidam com o tempo.

Praticamente toda a gente conhece a papa de aveia em flocos e muitos tomam-na ao pequeno-almoço, infelizmente com doces. Mas isso é outro tema.

A aveia em grão em cozinhado lento permite que o grão se abra, a sua película se desfaça e se desenvolva uma cremosidade fantasticamente apetitosa e saciante.

Pode ser tomada na forma mais concentrada como pequeno-almoço, com mais água e com legumes em forma de sopa, como leite ou ainda como base para um bolo.

Como pequeno-almoço sugiro uma papa densa, temperada na tigela com um pouco de vinagre de umeboshi (caldo de ume) ou de shoyu (molho de soja).

Papa de Aveia Integral em grão

200ml de aveia integral em grão

1200ml de água

1 colher de chá rasa de sal marinho

Colocar a aveia de molho por 12 horas (opcional)

Juntar todos os ingredientes. Com a panela semi tampada para não transbordar, leve a fogo mínimo (se possível com

uma chapa difusora debaixo da panela) e cozinhar por 8 a 10 horas.

Esta papa pode ser cozinhada durante o dia desde manhã cedo, enquanto estamos em casa, durante a noite toda se tiver confiança no seu fogão ou então cozinhar em panelas de slow cooking a 90 graus.

Os grãos vão se desmanchar e a papa vai ficar muito cremosa. Se desejar pode triturar a papa ou passá-la no passe-vite para retirar a película (para casos de aparelho digestivo debilitado.)

Este prato é mais indicado para o Inverno.

No fim, abram a panela, sirvam uma boa tigela deste “manjar dos deuses” juntem-lhe uns pinguinhos de vinagre de umeboshi ou de shoyu, misturem o tempero, peguem uma colher de papa, coloquem na boca, mastiguem bem e insalivem bem e “Vacinem-se de forma Vitalizante e Cotidiana”!

Abraço Vitalizante

Paula Perdigão



33 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commenti


bottom of page